Complementar ao tratamento da alopecia androgenética e alopecia senil, a mesoterapia capilar, também chamada de intradermoterapia, é uma forma de tratar a queda de cabelos
O tratamento consiste na realização de microinjeções no couro cabeludo. Substâncias medicamentosas e vitaminas promovem uma resposta terapêutica mais rápida, com maior estímulo a repilação.
A aplicação clássica da mesoterapia é realizada com injeções intradérmicas com até 4 mm de profundidade, utilizando uma agulha própria, aplicando o fármaco, com intervalos de 1 cm a 2 cm de distância, perpendicularmente à pele. As sessões podem ser realizadas com intervalos semanais ou quinzenais e posteriormente a cada 2 a 3 meses para manutenção.
O objetivo do procedimento é direcionar a medicação mais próxima do folículo, onde ocorrerá sua ação, diminuindo os efeitos colaterais do uso sistêmico. Outra vantagem é que a programação do tratamento através da mesoterapia aumenta a sua aderência e os seus resultados quando em comparação ao uso de medicações tópicas. Mínimos efeitos adversos são relatados. Porém, durante o tratamento, em função de número de microinjeções, o paciente pode sentir dor, ter pequenos sangramentos e sensação de coceira ou ardência que, normalmante, são passageiras. Problemas mais sérios como infecções são muito raros.
A mesoterapia capilar tem sido proposta como uma forma de tratamento para a queda de cabelos. Ela tem a vantagem de acelerar a repilação, melhorando a queda e recuperando mais rapidamente o volume dos cabelos.
O couro cabeludo pode ser lavado após 6 horas do término do procedimento com xampu neutro. No caso de dor pode ser utilizado um analgésico comum.
tratamentos