Clínica Dra. Juliana Tratamentos Artigos Contato

Juliana Campos Dermatologia

(47) 3227-1979

Artigos

Tricoscopia: o terceiro olho do dermatologista

A tricoscopia é um exame relativamente novo que já se tornou indispensável para o diagnóstico e o acompanhamento de diversos tipos de alopecia. O método é simples e não invasivo, e se transformou num aliado dos dermatologista para investigar os motivos por trás da queda de cabelo.

“Ele é uma evolução da dermatoscopia tradicional e possibilita uma visualização ampliada do couro cabeludo, dos óstios foliculares e da haste dos pelos, além de imagens com alta resolução que permitem analisar com precisão o quadro do paciente”, explica Dra. Juliana Campos, dermatologista de Joinville.

Entre os males flagradas por ele, estão eflúvio telógeno, alopecia areata, alopecia frontal fibrosante e outras que provocam a queda dos fios. “Ele ocupa ainda um papel de destaque no diagnóstico precoce da alopecia androgenética masculina e feminina, possibilitando um início rápido do tratamento, que funciona melhor nas fases iniciais da doença”, comenta a médica.

Como funciona a tricoscopia

Com um fotovideodermatoscópico, aparelho munido de uma câmera com zoom que pode chegar a mil vezes, o dermatologista investiga minuciosamente a composição e a saúde de todas as estruturas que compõem o fio de cabelo.

O método permite ainda que o médico armazene as fotos capturadas em alta qualidade e as compare com áreas saudáveis do couro cabeludo. ”Temos imagens detalhadas e objetivas dos quadros tratados e assim conseguimos indicar os tratamentos mais adequados para cada pessoa”, explica Dra. Juliana.

O teste é tão preciso que alguns autores sugerem que a tricoscopia digital poderia substituir métodos de exame mais invasivos, como a biópsia, na maioria dos casos. “Todo paciente com queixa de queda de cabelo e alterações no couro cabeludo podem se beneficiar dele”, finaliza a médica.

 

Responsável técnica: Dra. Juliana Campos | CRM-SC 11406 | RQE 8400

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Voltar para
Listagem de Artigos