Clínica Dra. Juliana Tratamentos Artigos Contato

Juliana Campos Dermatologia

(47) 3227-1979

Artigos

Psoríase do couro cabeludo: não confunda com caspa

A psoríase é uma doença inflamatória autoimune que atinge principalmente o couro cabeludo. Outras regiões do corpo como joelhos, cotovelos e tronco também costumam ser afetadas.
"As causas ainda são estudadas, mas sabe-se que a doença surge quando há excesso de produção de células da pele. Essas células se acumulam e formanm placas vermelhas que coçam e descamam", explica a médica dermatologista Juliana Campos.

Esses sintomas fazem com que muitas pessoas confundam o problema com a dermatite seborreica. É importante ressaltar também que a psoríase não é contagiosa.

Como se manifesta
Os sintomas da psoríase são manchas vermelhas de espessura e tamanho variável. Elas são cobertas por escamas esbranquiçadas, que produzem coceira e ardência.
No caso da psoríase do couro cabeludo, o problema pode se estender sobre a testa, pescoço e região das orelhas. Quando persistentes, essas lesões levam até mesmo à perda de cabelo.

Tratamento
Após uma avaliação do caso, o médico dermatologista pode indicar o tratamento mais adequado. Normalmente, consiste no uso de pomadas, cremes, comprimidos e xampus específicos. Também é importante não arrancar as casquinhas que se formam para não piorar as lesões.

 

Responsável técnica: Dra. Juliana Campos | CRM-SC 11406 | RQE 8400

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Voltar para
Listagem de Artigos