Clínica Dra. Juliana Tratamentos Artigos Contato

Juliana Campos Dermatologia

(47) 3227-1979

Artigos

Como usar protetor solar para cabelos

Que o protetor solar não pode faltar na pele não é novidade, mas os cabelos também não devem ficar desprotegidos. “Defender o cabelo dos raios solares é um dos fatores mais importantes para a manutenção dos fios”, aponta a Dra. Juliana Campos, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Isso porque a radiação emitida pelo sol acomete a fibra capilar e causa danos aos fios.

“Os raios solares podem diminuir a quantidade de proteína e alterar propriedades como resistência e elasticidade”, explica a especialista. “Outra consequência da radiação é a oxidação da melanina, substância responsável pela coloração, levando à degradação desta molécula”, continua. Daí, o cabelo pode clarear. A exposição constante pode ainda alterar a textura, ressecar, aumentar a porosidade e diminuir a flexibilidade do fio.

Cabelos coloridos sofrem mais

Cada cabeça, uma sentença. Nas madeixas tingidas, as alterações na cor são ainda mais nítidas. “Isso porque a dose de radiação necessária para promover esse efeito é cerca de 20 vezes menor do que a fibra natural consegue tolerar”, detalha Dra. Juliana.

O segredo dos cabelos naturais é justamente a melanina, que além de ser responsável pela coloração dos cabelos, os protege dos efeitos danosos do sol. Dessa forma, além dos coloridos, os fios brancos ou grisalhos estão entre os mais ameaçados pelos raios ultravioleta. “Esses podem enfraquecer e ficar amarelados”, conta a médica.

 

Como proteger meus cabelos do sol

O cuidado deve ser diário. As prateleiras estão cheias de produtos, mas é preciso pensar duas vezes antes  de investir. “Os xampus com proteção solar, por exemplo, têm efetividade limitada, uma vez que são enxaguados no banho”, orienta a dermatologista.

As principais opções disponíveis atualmente são os condicionadores, máscaras e cremes para pentear que têm em sua composição filtros químicos com substâncias protetoras. “O desafio da indústria é desenvolver um produto efetivo que não deixe o cabelo oleoso”, comenta. Por enquanto, a alternativa mais leve são os produtos do tipo sérum, com consistência entre o gel e o creme.

Para quem não quer investir nos frascos, a dica da especialista é usar chapéus, lenços e guarda-chuvas nas horas de maior incidência do sol.

 

Dra. Juliana Campos, dermatologista graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Atende em clínica própria em Joinville/SC.

Voltar para
Listagem de Artigos