Clínica Dra. Juliana Tratamentos Artigos Contato

Juliana Campos Dermatologia

(47) 3227-1979

Artigos

Alopecia areata: causas, sintomas e tratamento

A alopecia areata é uma doença que provoca calvície em pequenas ou grandes áreas do couro cabeludo. “A queda ocorre bruscamente, formando uma ou várias regiões arredondadas, como pequenos círculos, pelo couro cabeludo”, aponta a Dra. Juliana Campos, dermatologista de Joinville/SC.

Sem outro sintoma além da perda dos fios, ela atinge pessoas de qualquer idade por razões diversas. “Cerca de 50% dos acometidos têm histórico familiar, mas o problema pode estar associados a outros distúrbios, como as doenças da tireoide e vitiligo”, explica a médica.

Fatores emocionais, traumas psicológicos e físicos também podem desencadear crises. Daí, a pele do local exposto fica lisa e brilhante, e os fios ao redor caem facilmente quando puxados.

Normalmente, a doença afeta o couro cabeludo, mas há outras versões que causam danos ainda mais aparentes. “Na alopecia areata total, todos os fios da cabeça caem, enquanto na universal os pelos do rosto e corpo também são atingidos”, conta Dra. Juliana.

Tratamento

A boa notícia é que, na maioria dos casos, trata-se de uma calvície temporária. “A doença não destrói nem atrofia os folículos pilosos, por isso, uma vez controlada, o cabelo volta a crescer”, ensina a médica.

Os tratamentos visam estimular os folículos que, por algum motivo, deixaram de produzir novos fios. “Para os casos mais leves, usamos injeções localizadas de corticoide e medicamentos de uso tópico, como o minoxidil”, explica a dermatologista.

“Já casos mais graves ou com perda mais significativa podem exigir o uso de tratamento sistêmico com imunossupressores, corticoides e drogas sensibilizantes”, completa.  

Embora normalmente ela melhore espontaneamente, não dá para prever se novos episódios virão, além do risco da condição virar crônica. Na dúvida, o melhor é procurar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e aplicar o tratamento adequado.

 

Responsável técnica: Dra. Juliana Campos | CRM-SC 11406 | RQE 8400

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Voltar para
Listagem de Artigos